Por Pollyanna Regina de Melo Machado
Coordenadora Pedagógica da Editora IBEP
O processo de adaptação da criança à escola é um período muito delicado, pois envolve toda a comunidade escolar, ou seja, os pais, os professores e os demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida. A separação promovida por este momento afeta não somente as crianças assim como os pais. Além de fazer brotar sentimentos de delicadeza nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião repulsiva ou agradável.
Neste
contexto, essa fase pode provocar ansiedade, medo, insegurança e o despertar para
outros sentimentos.
OS PAIS - A reação muitas vezes apresentada pela criança é
através do choro, considerado normal por professores e estudiosos na área da
Educação Infantil. Nessa ocasião a ajuda dos pais é fundamental. É importante
destacar que ao ver e escutar o choro do fi lho não se deve levá-lo de volta
para casa, pois estaria apenas prolongando ainda mais o processo de adaptação aluno/escola.
Outro aspecto importante é não permanecer na Escola e ir buscá-lo no horário combinado,
facilitando deste modo a readaptação da criança às atividades diárias
A ESCOLA -
Antes do início das aulas, a instituição deve divulgar a sua proposta pedagógica,
o seu objetivo e missão, explicar como se dá esse processo de acomodação, enfatizando
que esse momento merece uma atenção especial, por isso a importância da
realização de reuniões coletivas e individuais entre pais, alunos, gestores e professores.
O que possibilita o andamento relacionado a sugestões e ao esclarecimento de
dúvidas. Nesse momento serão plantadas sementes para o estabelecimento de uma
relação de confiança, afetividade e amizade entre todos, além de proporcionar à
criança o reconhecimento do novo ambiente e a aliança de uma nova relação.
O PROFESSOR - Também passa pelo processo de adaptação, pois
a cada ano inicia novas experiências, novas crianças, novos pais. Este deve
proporcionar uma sala de aula agradável e acolhedora, com atividades lúdicas e
prazerosas que supram a instabilidade vivida pela criança, e que estimule a sua
individualidade e socialização, com o uso de músicas e danças, jogos e
brincadeiras, contação de histórias, dentre outras. Dessa forma o professor irá
conquistar a simpatia da criança, facilitando o processo de comunicação e interação
da turma.
As expectativas desses profissionais são muitas: Como serão
as novas crianças? Serei bem aceito por elas? Será que elas confiarão em mim? Ademais,
a rotina é muitas vezes da própria escola e são modificadas diante das
peculiaridades encontradas no processo de adaptação. Enfim, o professor é o
principal mediador e tem que atender as expectativas dos pais, ganhar a
confiança das crianças e de seus familiares e ainda conduzir esse processo,
além de trabalhar seus próprios sentimentos.
Logo, o espaço prazeroso, afetivo, espontâneo proporcionado
pela escola e pelo professor leva os alunos a alçarem seus objetivos, para isso
trabalha-se com as seguintes estratégias: apresentação das dependências da
escola, bem como de seus colaboradores e suas respectivas funções, atividades
que proporcionam o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como:
cantar, dançar, imitar, balbuciar, desenhar, pintar, atividades que auxiliam no
desenvolvimento psicomotor como: engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular, rasgar,
amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar, atividades que instiguem
a imaginação e a criatividade como: faz-de-conta, reconto de histórias e brincadeiras
livres.
Desenvolvendo
Uma criança que se distrai empurrando uma caixa acaba
descobrindo a força de seu corpo e aprende noções de causa e efeito. Quando
brinca, mesmo sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa
a capacidade de resolver problemas. As atividades lúdicas também ajudam a criar
e a consolidar a auto-estima tornando qualquer aprendizado leve e descontraído.
Afinal, a criança é um ser em desenvolvimento que não dispõe
o tempo todo das mesmas ferramentas e da mesma competência. Na volta às aulas é
importante manter a coerência entre as expectativas e o real, o qual permite um
ambiente de comunicação, de prazer, de ensino e de aprendizagem, onde permeiam sentimentos
de amor e esperança explícitos em cada gesto, em cada palavra
A Coleção Pedalinho apresenta narrativas curtas; ilustrações alegres e ricas; personagens e elementos textuais de fácil assimilação para crianças e todo texto verbal é acompanhada por texto não-verbal.
Clube Eu Gosto - A Revista do Professor
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